quinta-feira, 1 de junho de 2023

Por que Lula foi eleito?


Lula (foto) foi eleito para evitar um segundo mandato de Jair Bolsonaro, constata o Estadão em editorial. É esse fato que as recentes derrotas do governo no Congresso Nacional martelam no Palácio do Planalto.

“A surra que o governo de Lula da Silva vem tomando no Congresso, dia sim e outro também, é o corolário mais evidente da recalcitrância do presidente em querer governar o País como se tivesse contado com uma folgada margem de votos para impor uma agenda que não é, definitivamente, a agenda da ampla maioria dos cidadãos brasileiros”, diz o texto.

O jornal menciona a aprovação do PL do marco temporal pela Câmara e as mudanças na MP dos Ministérios, aprovada com emoção na noite de ontem, e na proposta do novo arcabouço fiscal para dizer que “o problema central do governo, ao que tudo indica, é que o presidente escolheu deliberadamente alhear-se da realidade irrefutável de que foi eleito para impedir a continuidade de Jair Bolsonaro na Presidência, e não para implementar a raivosa e inconsequente agenda petista”.

“Lula age como se tivesse vencido a eleição somente com votos de petistas e que, uma vez na Presidência, todas as forças políticas convergiriam naturalmente para o demiurgo – que ademais se considera injustiçado e que vê neste novo mandato uma espécie de indenização que o País lhe devia pelos 500 e tantos dias na cadeia. Trata-se de um equívoco de múltiplas dimensões, que pode comprometer todo o exercício de seu terceiro mandato presidencial”, alerta o Estadão, que destaca que a maioria do país se inclina para a direita conservadora e sugere a Lula se espelhar no exemplo do chileno Gabriel Boric, que direcionou seu governo para posições de centro após a esquerda do Chile falhar em tentar reescrever a Constituição do país. (O Antagonista)