segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Aécio seria eleito em todos os cenários; Lula é o mais rejeitado

Quase um ano se passou do início do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff (PT) e as especulações sobre a próxima eleição presidencial já começam a pipocar. Segundo pesquisa do instituto Datafolha, em um possível segundo turno entre o senador Aécio Neves (PSDB) e o ex-presidente Lula (PT), o tucano seria eleito com 51% dos votos contra 32% do petista.

A pesquisa foi realizada com 3.541 entrevistados, em 185 municípios, entre os dias 25 e 26 de novembro. A margem de erro, segundo o instituto, é de dois pontos percentuais.

O primeiro turno foi simulado de duas maneiras: no primeiro cenário, Aécio é o candidato do PSDB, no segundo, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, representa os tucanos. Lula pelo PT e Marina Silva pela Rede estão em ambos os casos.

As intenções de voto para o primeiro cenário cogitado na pesquisa foram as seguintes:


Aécio Neves 31%

Lula 22%

Marina 21%

Outros 7%

Não sabem 4%

Nenhum 15%


Já no segundo cenário, substituindo Aécio por Alckmin, os resultados foram:


Marina 28%

Lula 22%

Alckmin 18%

Outros 9%

Não sabem 6%

Nenhum 18%

A soma pode dar mais de 100 devido a arredondamentos, segundo a pesquisa


Também foram feitas simulações para a disputa de segundo turno.


Cenário 1: Aécio 51% Lula 32%

Cenário2: Alckmin 45% Lula 34%

Cenário 3: Marina 52% Lula 31%

Cenário 4: Aécio 42% Marina 41%

Cenário 5: Marina 49% Alckmin 33%

Taxa de rejeição

Amado por uns e odiado por outros, essa pode ser a definição que mais cabe ao ex-presidente Lula no cenário político atual. Durante muito tempo, colocado em um pedestal não apenas no Brasil, como por muitas personalidades políticas e imprensa internacional, parece que o prestígio do ex-presidente esta se esvaindo, pelo menos segundo a pesquisa Datafolha.

De todos os nomes sugeridos como opção, Lula foi o que teve a maior taxa de rejeição. 47% afirmaram que não votariam de forma alguma no petista. O tucano Aécio ficou em segundo, com 24%. O vice-presidente, Michel Temer (PMDB), com 22%. Marina e Alckmin foram os que tiveram menor rejeição entre os principais nomes da pesquisa: 17% para ambos. (Com agências)